edital - dicas

1. como ter acesso ao formulário de inscrição e/ou planta baixa da galeria?
vc deve se cadastrar no site - www.premioenergisaartesvisuais.com.br - e fazer login. só assim terá acesso a estes itens (no topo da página do site)

2. eu posso inscrever quantas propostas?
vc deve ler o edital (item 4.1.3): apenas UMA proposta em UMA das categorias: técnicas tradicionais ou mídias contemporâneas ou site specific ou instalação

3. o que significa 'técnicas tradicionais'?
definição livre: pintura, desenho, gravura, escultura, colagem, objeto, fotografia, obras envolvendo técnicas mistas nesta categoria etc.

4. o que significa 'mídias contemporâneas'?
definição livre: vídeo, vídeoarte, performance, intervenção, assemblage, propostas mistas envolvendo estas e outras técnicas tradicionais, novas mídias (eletrônicas, digitais, sonoras, audiovisuais, sensoriais etc.)

5. o que significa 'site specific'?
definição livre: proposta para um lugar específico (a galeria da usina cultural energisa ou parte dela)

6. o que significa 'instalação'?
definição livre: proposta que envolva uma ou mais categorias e/ou uma ou mais obras para serem apresentadas no solo, teto e/ou parede da galeria, constituindo em seu conjunto uma única obra/proposta

7. além da proposta individual, posso também apresentar uma proposta como coletivo?
sim. desde que vc não seja o líder/responsável pelo coletivo/grupo de artistas

8. quantas obras posso apresentar?
número não determinado. isso dependerá da proposta, da linguagem e/ou da categoria

9. quantas imagens posso anexar?
até 10 imagens (da mesma obra ou de obras diferentes), de acordo com as condições das etapas 'currículo' e 'proposta'

10. se eu vou apresentar apenas uma obra (instalação, p.e.), quantas imagens posso anexar?
mesma resposta do item anterior

11. as imagens anexadas na etapa 'proposta' deverão ser as mesmas a participarem das exposições selecionadas/premiadas?
sim

12. a comissão de seleção e premiação pode escolher uma ou mais obras da minha proposta?
não. a comissão seleciona, ou não, TODA a proposta

13. quem vai definir a escolha e/ou distribuição das propostas nas 3 exposições coletivas, objeto deste prêmio (item 6.1 do edital)?
a comissão de seleção e premiação

14. eu posso fazer minha inscrição pelos correios ou por email?
não. apenas no site

15. eu posso apresentar minha proposta em 3D, vídeo, outro software de imagem, layout, planta baixa etc. para complementar sua compreensão pela comissão?
sim. desde que vc anexe o(s) arquivo(s) (nos formatos permitidos) e/ou indique o endereço URL do vídeo (YouTube, exclusivamente) e também avise sobre isso no campo de 'memorial descritivo'

16. há a possibilidade do prêmio arcar com custos extras como: aluguel de equipamentos (projetor, aparelho de vídeo e som etc.) ou transporte, embalagem, seguro e produção das obras?
não

17. por que os selecionados/premiados receberão o prêmio como 'prêmio aquisição'?
por que isso configurará 'aquisição' da obra, ou seja, os descontos de impostos são menores que na forma de pagamento de pro labore (serviço)

18. se eu apresentar uma obra na categoria performance ou vídeoarte, como se dará essa 'aquisição'?
as comissões organizadora e de seleção e premiação discutirão o assunto com o artista para acordarem um 'acerto' em que os direitos das partes estejam garantidos e respeitados

19. se for selecionado/premiado, eu receberei o valor do prêmio (R$7.000,00) integral?
não. incidirão sobre este os descontos previstos em lei (item 7.3 do edital)

20. eu posso apresentar uma proposta que utilize toda a área da galeria?
sim. no entanto, caberá à comissão de seleção/premiação aceitar ou não a proposta

21. o que ocorre se eu apresentar uma proposta - instalação, p.e. - numa categoria diferente como mídias contemporâneas ou site specific?
nada. o artista tem a liberdade de, ele próprio, classificar a sua proposta na categoria que melhor se identifique (daquelas previstas no edital)

22. o que fazer se minhas imagens anexadas e/ou textos preenchidos não aparecem no 'meu perfil'?
veja as dicas de preenchimento em página específica deste blog

23. como saber se conclui minha inscrição?
vc receberá um código de inscrição (no canto superior à direita da página 'formulário de inscrição')

24. se não receber este código de inscrição?
verifique no seu status de inscrição se resta algum item a ser preenchido

25. se eu tiver preenchido todos os itens e anexado todas as imagens e, mesmo assim não receber meu código de inscrição ou ainda houver aviso que restam itens a serem preenchidos?
veja as dicas de preenchimento neste blog e/ou relate seu problema pelo email: contato@premioenergisaartesvisuais.com.br

26. existe algum 'botão' ou outro dispositivo em que eu envie ou conclua a inscrição?
não. veja os itens 23 e 25

27. há algum problema se não anexar minha foto pessoal no meu perfil?
não. é optativo. mas vc pode anexar alguma imagem com a qual queira se identificar (igual como no perfil das redes sociais, tipo facebook)

28. se a inscrição for 'coletivo', como fazer a inscrição e como inserir os nomes dos participantes do grupo/coletivo de artistas?
o líder do grupo/coletivo preenche a primeira etapa do formulário de inscrição ('dados pessoais') colocando seu nome completo na aba respectiva ('nome completo') e o nome do coletivo na aba 'nome artístico'. as demais abas devem ser preenchidas com os dados pessoais do líder. na segunda etapa ('currículo') há a opção 'individual' ou 'coletivo'. ao optar por 'coletivo' imediatamente o sistema indica como inserir os dados pessoais dos demais participantes do coletivo

dicas de preenchimento

1. antes de tudo, leia atentamente o edital (disponível na página principal do site)

2. visualize imagens e planta baixa da galeria (imagens da galeria disponíveis neste blog e planta baixa no site do prêmio)

3. faça login (insira seu email e a senha)
3.1 se esqueceu sua senha: há um aviso - no campo de login - para vc recupera-la

4. comece preenchendo seus dados pessoais

5. salve as alterações e clique em 'continuar cadastro agora!' para continuar sua inscrição
5.1 se vc já recebeu seu código de inscrição: depois que efetuar e salvar suas alterações vá em formulário de inscrição (no topo da página) e vc será direcionado às etapas do formulário (dados pessoais, currículo, proposta)
5.2 observe se aparece um aviso de 'alterações realizadas com sucesso!'

6. se não conseguir preencher/salvar os textos dos campos de preenchimento (onde há limite de caracteres): experimente fazer isso no word (ou outro editor de texto), da seguinte maneira:
digite o texto; vá em ferramentas; selecione contar palavras (caracteres com espaços)
- se o texto não excedeu o limite de caracteres: faça control c - control v (no campo de texto do formulário)
- se excedeu: vá reduzindo o texto até chegar ao limite de caracteres permitido no campo (o limite sempre aparece no canto inferior e à direita do campo de texto)
6.1 o limite de caracteres tem o objetivo de reduzir o currículo para que conste somente as atuações e participações mais importantes do artista/grupo de artistas. afinal, o que estará em julgamento é a proposta apresentada. o currículo será apenas fonte de consulta para a comissão de seleção e premiação.
6.2 se não conseguir digitar/salvar os textos digitados nos campos de texto: digite um aviso no campo e anexe os textos em pdf (no campo específico) ou entre em contato conosco

7. sempre observe os formatos de arquivos permitidos: jpg, pdf, png, doc

8. sempre verifique se os arquivos não estão corrompidos ou nomeados com letras maiúsculas/caixa alta ou acentos (o sistema pode não reconhecer estes arquivos)

9. sempre observe se os arquivos não estão acima de 2MB

10. cada vez que anexar imagens ou alterar textos: salve as alterações e volte a 'continuar cadastro agora!', ou veja o item 5.1
10.1 as imagens anexadas devem aparecer no seu perfil (em forma de miniaturas): se isso não ocorrer clique em 'sair' e volte a fazer login. se ainda assim as imagens não aparecerem, observe as dicas dos itens 7, 8 e 9

11. o formulário de inscrição deste prêmio funciona igual ao 'perfil' das redes socias (tipo facebook ou msn), ou seja, vc pode alterar/anexar a qualquer momento

12. as inscrições são consideradas concluídas: quando seu 'status da inscrição' indicar que não resta nenhum item a ser preenchido (ou que todos os itens foram preenchidos) ou vc receber seu código de inscrição
12.1 mesmo assim, já com seu código de inscrição, vc pode continuar a "movimentar" sua inscrição observando as dicas do item 5.1

13. vc pode (é optativo!) anexar imagens de outras obras, catálogos/livros, textos e material publicado na imprensa etc. (em arquivos pdf, doc ou jpg) apenas na etapa currículo.
13.1 sempre observe o limite de imagens e as condições dos itens 7, 8 e 9

14. propostas em vídeo e/ou outras que sejam (ou que necessitem, para melhor compreensão da proposta, tipo performance, instalação etc.) em arquivo de filme/vídeo, devem indicar apenas o endereço URL do arquivo (exclusivamente no YouTube) em aba específica da etapa 'proposta'

se estas dicas não funcionarem, por favor notifique o problema pelo email: contato@premioenergisaartesvisuais.com.br