terça-feira, 1 de novembro de 2011

projeto educativo, divortium aquarum

















foto de felipe trindade

o prêmio energisa de artes visuais, inaugurado no último dia 08 de setembro, com a mostra, divortium aquarum do artista plástico paraibano josé rufino, dá continuidade às suas atividades iniciando nesta semana o programa educativo das exposições. tendo em vista o número expressivo de visitas à galeria - foram cerca de cinco mil desde a abertura - a coordenação do prêmio tomou a iniciativa de prorrogar a mostra até o dia 13 de novembro para que um número maior de estudantes possam visitar a galeria e mergulhar no universo da arte contemporânea.

elaborado pela artista plástica e arte-educadora, daniele calaço, o educativo propõe, a partir de reflexões em torno das obras, uma série de atividades a serem desenvolvidas pelos alunos visitantes. os alunos serão estimulados a realizar experiências baseadas na observação das obras em exposição na galeria, para, a partir daí, desenvolver trabalhos nas escolas com a orientação dos professores de arte. no programa educativo os alunos/visitantes terão acesso a um material impresso contendo textos explicativos, dicas de atividades a serem desenvolvidas em sala de aula e um pequeno vocabulário para ajudá-los a compreender com clareza a arte contemporânea.

desde que foi inaugurada, a mostra, divortium aquarum recebeu visitas de estudantes, pesquisadores, críticos de arte e curadores provenientes de outras cidades e países, fato este que coloca a paraíba no roteiro da arte contemporânea brasileira de ponta, demonstrando assim, de maneira inequívoca, a importância do prêmio energisa de artes visuais. divortium aquarum é atualmente a única mostra individual de josé rufino em cartaz no país e a partir de março de 2012, uma versão ampliada da instalação será inaugurada no centro cultural banco do brasil - CCBB, no rio de janeiro. esta mostra foi destaque em importantes sites e blogs voltados para as artes visuais como: prêmio pipa e no blog supergiba em que o leitor pode conferir uma entrevista com josé rufino sobre a criação da instalação divortium aquarum. mais informações sobre a produção e a obra de josé rufino podem ser encontradas no site do artista no endereço www.joserufino.com.

com o encerramento da exposição de josé rufino, o prêmio energisa de artes visuais retoma a agenda de exposições, a partir de 19 de janeiro de 2012, com a coletiva dos artistas, braz marinho (pb), laércio redondo (rj) e amanda mei (sp).

Nenhum comentário:

Postar um comentário